3 de abril de 2014

Picolé de chocolate para veganos ou lactointolerantes é agora possivel

Hoje ocorreu uma coisa curiosa: fui comprar embalagens para os meus picolés e me deparei com cacau puro alcalino. No inicio tive a mesma reação de sempre, e pedi para ver a etiqueta do produto. Inicialmente fui informado que era um produto a granel e por isso não tinha etiqueta. Imediatamente me desinteressei, mas por puro desencargo de consciência pedi que me mostrassem a etiqueta do fardo de 25 ou 50 kg do qual este cacau provinha.
E para minha surpresa fui conduzido pelo deposito da loja, no andar inferior onde nada me foi escondido. Pude certificar-me que de fato na embalagem grande, estava escrito cacau 100% puro. Ainda assim eu estava insatisfeito, e fotografei tudo para que em casa eu pudesse procurar a empresa importadora e a produtora e obter as informações necessárias. Afinal de contas, se desejo produzir um picolé sem lactose de chocolate, eu tenho que me certificar que estou comprando o produto certo.
E a surpresa acontece quando o proprietário me mostrou um relatório de especificação de produto, compilado por uma empresa que simplesmente mantém o monopólio mundial de cacau. Esta multinacional fornece cacau para basicamente todas as empresas, do Brasil até Holanda, passando por Costa d’Avório, Gana, França, entre outros. Basicamente todas as empresas do continente americano, europeu, africano e asiático, quando querem fazer chocolate, compram cacau puro desta empresa. No relatório, mostrava a ausência de lactose, e a adequação para a cozinha Kosher, Hal-al, Vegetariana e Vegana. Ou seja: BINGO!
Já comprei, e estou fazendo testes de proporção. Mas a noticia boa é que finalmente será possível fazer um produto 100% vegano, que seja 0% lactose e sem asteriscos ou letrinhas miúdas, gambiarras, adequações ou exceções de nenhum tipo.

Para veganos, o picolé de chocolate será feito com cacau puro e leite de aveia. Para personalizações, somente sob encomenda. 

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei a novidade!
:D

Postar um comentário