10 de outubro de 2014

Drops

Olá novamente, hoje vou compartilhar experiencias e novidades como costumo fazer de tempos em tempos.

Para os amantes dos picolés de frutas, as noticias são as seguintes:

-tempos difíceis para pitanga, banana e goiaba. Encontrar essas frutas ta realmente complicado.
-manga, tamarindo e tangerina. A manga vai virar raridade mais pra frente e o tamarindo pode vir a desaparecer em novembro, já a tangerina já é um sabor em via de extinção, sendo possível a recuperação total somente ano que vem e talvez demore.
-a jabuticaba saiu do grupo dos que poderiam entrar em extinção.

O motivo de todas essas noticias tristes é a falta de água. Os agricultores estão no limite do racionamento e a falta de chuva não tem ajudado. A pouca chuva que cai, parece ser mais irônica e maldosa do que se pode perceber. Chove um pouco, as arvores e/ou plantações se animam, brotam as flores e imediatamente a água cessa. A flor cai e os frutos não se seguram nas plantas. Resultado? Fico sem matéria prima.

Para os que gostam dos picolés a base de leite, as noticias são melhores:

-os que são baseados em chocolate so tem a festejar, nenhum problema à vista.
-para os que gostam dos picolés de iogurte, nem tudo é um mar de rosas. O preço do leite aumentou, e o fermento lácteo também. Tá começando a ficar realmente injusto o meu preço de venda, e quero lembrar a todos, (e vou colocar em letras garrafais para entenderem bem) EU NÃO AUMENTO OS PREÇOS DOS PICOLÉS DESDE NUNCA. O preço atual é o mesmo preço desde a criação da empresa em 2011. Mas na época, o limão custava 52 centavos ao kg, e agora ta pra mais de 3 reais. A melancia custava 5 reais por unidade, e agora varia entre 1,20 e 1,99 ao kg. O leite também era mais barato, e a manga custava 89 centavos ao kg. Ja deu pra entender? Um aumento se faz necessário, até por ser este o meu sustento. Tentarei segurar ao máximo, mas é uma guerra que eu vou perder. Muito provavelmente os de fruta custarão 2, os de leite 2,5 e vou tentar manter ao máximo os de nozes ou castanhas nos 3 reais atuais. Já para quem compra a caixa com 28 unidades, vou segurar o preço, pois muita gente reclama do fato de não existir desconto para quem compra mais unidades. Só que os clientes precisam distinguir entre produção industrial e produção artesanal. São parâmetros completamente diferentes. E vamos lembrar do fato mais importante: a qualidade que eu ofereço está muito acima do preço final de venda. Recebo constantemente criticas sobre os meus baixos preços. Mas eu tenho um posicionamento de mercado bem diferenciado. Eu gosto de saber que todos estão em condições de comprar o meu produto. Não é algo só para elites. É para todos os tipos de publico, para quem gosta de qualidade e entende que até quem ganha um salario minimo, pode de vez em quando comprar uma caixa de picolés para a própria família. Não vai precisar de um empréstimo no banco pra isso.
-com o desaparecimento precoce da tangerina, colocarei sempre um mousse de algum sabor no lugar. atualmente é o de limão siciliano, em seguida escolherei entre morango ou maracuja, ou até mesmo sabores mais ousados como o de batata doce (sim, é bom, é so tirar o preconceito e o medo da cabeça e provar de forma sincera).
-aos amantes do coco e do doce de leite com coco.... tá cada vez mais dificil achar coco decente. tentarei ao maximo, mas se chegar num ponto que o coco for uma sombra do produto que ele ja foi... vou ter de limar temporariamente esses sabores. É uma fruta que nao da pra congelar e obter os mesmos resultados. Quem é meu cliente, sabe que eu trabalho com fruta fresca. A qualidade sempre agradece no final.
-o milho... o sabor ingrato que vem me dando problemas para achar. existe uma chance pequena mas ainda assim possível de ficar sem o sabor até dezembro. Tudo isso por causa da ausência de chuva. Não adianta, sem água as plantas não crescem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário