Se vender picolés me ensinou algo, é o quanto existe de mentiras e mitos neste mundinho de gelados. Mas se muitos estão agora se perguntando quem as diz, ficariam surpresos em saber que as lorotas estão mais entre os clientes do que nos próprios vendedores. Explicarei meu ponto de vista gradualmente, sigam o raciocínio.
Sorvete não é saudável: MITO!
Muitos clientes acham que sorvete ou picolé não é um alimento. E erram feio em pensar isto. Desde que seja um produto feito com ingredientes naturais, o sorvete ou picolé é tão saudável quanto uma maçã, pois contém ingredientes e/ou nutrientes importantes para o organismo. Dentro de uma dieta equilibrada, o sorvete pode ser consumido diariamente. Procure os sorvetes 100% naturais - cada ingrediente tem um nutriente diferente.
Sorvete não é natural: MENTIRA EM PARTE
Alguns, de fato são, mas muitos no mercado ostentam o selo "100% natural" e não possuem as características básicas para serem considerados tais. O sorvete e o picolé, aliás, são produtos alimentícios e saudáveis. Existe uma confusão com natural e industrial. Um não tem, necessariamente, ligação com o outro. A naturalidade ou não do produto está associada aos ingredientes, que podem ser naturais ou artificiais. Os bons sorvetes são preparados a partir de ingredientes naturais simples e de qualidade, como leite, frutas, chocolate e açúcar. Assim, são naturais.
O que não pode acontecer, é o consumidor permanecer desinteressado pela composição do que consome. Eu vejo diariamente pais e educadores que prometem uma “ida para uma determinada lanchonete que tem um tal de lanche feliz” como forma de compensação por bom comportamento individual ou coletivo. Por favor, senhores pais! Isso no maximo é uma baita punição e em nenhum caso é um premio. Leiam mais a respeito sobre o que o palhaço vende para seus filhos, mas façam isso seriamente, pois não é a toa que o Brasil tem aumentado dramaticamente o índice de obesos nos últimos anos.
Outra coisa que não pode acontecer, e aqui peço, sobretudo que os mais jovens leiam e aprendam: (modo ironia ligado)→“É que nois gosta daquele que tem gordura mesmu...” (soubessem quantas vezes ouvi esta frase, e em todos os casos eram obesos)Muito cuidado com esses hábitos alimentares. Procurem um produto de qualidade, pois os míseros cinqüenta centavinhos que acham ser uma baita economia agora, daqui a poucos anos, se transformará em uma conta de alguns milhares de reais num hospital, ou em tratamentos, ou em nutricionista e academia. Este é o famosíssimo: O BARATO QUE SAI CARO.
Sorvete é mais calórico que uma barra de chocolate ou outros doces: GERALMENTE NÃO.
Não necessariamente. Para se ter idéia, três bolas de um sorvete ou picolé natural de frutas têm a mesma quantidade de calorias que uma barra de cereal.
Quantas vezes por semana uma criança pode tomar sorvete ou picolé? A partir de que idade o alimento é recomendado?
A partir de um ano a alimentação de uma criança pode ser igual ao do restante da família, mas com consistência adequada para a idade. O sorvete é um alimento desenvolvido com ingredientes como fruta e leite e pode perfeitamente ser consumido por crianças dentro de uma alimentação equilibrada. A freqüência de consumo depende da intensidade com a qual a criança gasta suas energias em atividades físicas.
É óbvio que se leva em consideração um produto natural, pois para os artificiais, em nenhuma idade ou fase da vida o consumo é seguro ou aconselhável.
Sorvete engorda?
O conteúdo calórico de um sorvete ou picolé natural é significantemente menor do que as pessoas acham. Sorvete, assim como qualquer outro alimento, deve ser consumido dentro de uma dieta equilibrada. E o conceito "caloria" tem uma conotação, muitas vezes, errada. O organismo é motivado por calorias. Quando não há equilíbrio e ocorre o consumo de mais calorias do que o corpo necessita, há ganho de peso. Assim, incluir o sorvete em uma dieta balanceada é, além de saudável, muito gostoso.
Quem tem triglicérides altas pode consumir sorvete?
A alimentação de quem tem triglicérides altas exige cuidados especiais, portanto, é fundamental discutir a inserção dos alimentos com um médico ou nutricionista. Mas em geral, me arrisco a dizer que se ficar nos gostos de fruta sem uso de leite, não vai piorar a sua situação.
Quais sorvetes ou picolés podem ser consumidos por quem tem sensibilidade à lactose?
Todos aqueles que não levam leite em sua formulação.
Sorvete ou picolé pode ser dado a quem acaba de operar as amídalas?
Sim. Por ser um produto gelado, evita hemorragias no local.
O consumo de sorvete ou picolé é indicado por dentistas depois da extração do dente do siso. Por quê?
Pelo mesmo motivo da pergunta anterior. Por ser gelado, evita hemorragias no local.
Quem é diabético pode consumir sorvete ou picolé?
Aqui a coisa fica realmente delicada, e não tenho competência profissional certificada para dar conselho, mas como qualquer pessoa no planeta, tenho direito a uma opinião e é a seguinte: procure um produto natural, de preferência de frutas, com baixo teor de açucares. Por experiência própria, vi vários produtos destinados ao preparo de sorvetes e picolés para diabéticos e posso afirmar categoricamente que são nojentos. São extremamente gordurosos e químicos. Realmente não usam açucares, mas usam todo tipo de porcaria química possível. Por esta razão eu não recomendo o consumo, não uso e não trabalho com eles.
Mas o que pode ser feito então? Sugiro que façam um planejamento calórico e que meçam a quantidade de carboidratos que podem consumir durante o dia. E que incluam o sorvete ou picolé nessa conta. E por favor... não sejam gulosos. Não é pra chutar o balde e comer o estoque todo e depois procurar a insulina que nem desesperados.
Apelo final
Leiam as embalagens dos alimentos que compram. POR FAVOR! Tem muita gente neste mundo literalmente se matando bem devagarzinho e sem nem sequer saber ou importar-se.
Se tiver um monte de palavras que não compreendem, peçam ajuda ou procurem na internet noticias sobre o que estão consumindo. Geralmente tudo aquilo que na especificação dos ingredientes começar por uma letra seguida por um numero, tipo E240, não pode ser algo natural certo? Então é algo que potencialmente não vai te fazer bem. Se tiver corantes, mesmo os naturais, ainda assim não é algo que pode de fato ser considerado um alimento saudável.
MAS KLAUS.... SE FOR PRA SER ASSIM EU NÃO VOU COMER MAIS NADA, JÁ QUE TUDO TEM QUIMICA!
Vou comentar a esta frase com uma verdade simples: o produto só está à venda por ter alguém que o compre. Se parar de comprar porcaria, em algum momento alguém vai perceber que a coisa não está como deveria e vai produzir algo natural e de qualidade. Eu faço isso já tem um tempo, e estou colhendo bons resultados.
Dia 26/08/2013
Ao pesquisar sobre algo que sempre soube mas que nunca pude confirmar ou encontrar alguém com a mesma opinião, deixarei aqui um texto retirado da Super Interessante e disponivel no link que colocarei logo abaixo. Eu coloquei o texto original, e citei a fonte somente por educação. (e também para não acharem que invento as coisas para beneficio próprio)
http://super.abril.com.br/alimentacao/sorvete-provoca-dor-garganta-622318.shtml
Sempre que chega o inverno, vem com ele o medo de tomar sorvete, ou mesmo um refrigerante bem gelado. Quem não cresceu ouvindo a frase: "Nada de sorvete, ou você vai ficar com dor de garganta"? Bobagem! O que provoca amidalites e faringites são vírus e bactérias, e não um inocente picolé. Para atacar, os micro-organismos precisam encontrar um ambiente favorável. Isso ocorre, por exemplo, diante de condições atmosféricas adversas - caso de mudanças bruscas de temperatura (do ar, veja bem), de poluição intensa ou então de baixa umidade. Aglomerações em locais fechados também facilitam a vida desses seres indesejáveis, que saltam das vias aéreas de alguém infectado e logo encontram abrigo no aparelho respiratório de quem estiver por perto, provocando aquela desagradável sensação de garganta raspando e dificuldade de engolir. "Isso acontece mais facilmente quando o sistema imunológico da pessoa está fraco", diz Francini Pádua, otorrinolaringologista e doutora pela Faculdade de Medicina da USP. "Quem dorme bem, come direito e evita o estresse deixa o sistema imunológico em estado de alerta para evitar a contaminação", afirma a especialista. Vale lembrar: se por acaso uma infecção dessas acometer você, não é o caso de correr até a farmácia mais próxima e se entupir de xaropes e pastilhas. Procure um médico que possa fazer o diagnóstico correto e orientar o tratamento. E não deixe de tomar sorvete. Sim, isso mesmo. "Alimentos em temperaturas baixas podem ajudar a diminuir o desconforto da dor de garganta, muito mais do que um chá quentinho", sugere a especialista. Não à toa, essa é a recomendação para quem sai de uma cirurgia de extração de amídalas.
7 comentários:
É por isso que parei de comprar o picolé desses carrinhos amarelos que tem nas ruas. So compro com vocês, que até agora demonstraram ser verdadeiramente natural. Se for comparar, antes eu comia merda e não sabia.
Vou mostrar pra minha mãe e irmã ... As mulheres aqui comem sorvete e picolé o tempo todo !
O melhor é o (modo ironia ligado)... nem se eu não soubesse quem escrevia... eu teria adivinhado.. rs.
Eu acompanho este projeto Frutta Mesmo desde o começo... e a lealdade do idealizador à VERDADE e ao NATURAL. Não é um simples empreendimento. É a vontade de querer fazer um produto bom, por ser bom em sí mesmo. Aquilo que parece que as pessoas parecem ter esquecido ao apenas visar o lucro. Meus votos de muito mais sucesso. E quero ler mais textos assim. Boas reflexões!
O texto que li foi muito instrutivo e esclarecedor em vários pontos chave.
Como conheço a marca Frutta Mesmo e sua qualidade em produto, notei o quanto foi minuciosa sua pesquisa, principalmente na parte nutricional, sendo os picolés naturais ou contendo leite.Descrevendo a qualidade dos ingredientes e seus valores calóricos.
Sei o quanto você é absurdamente detalhista Klaus, no fator saúde então , foi primordial a clareza de alguns pontos .
Tanto na nossa infância ou em situações cirúrgicas.
Então amigos que se preocupam com a alimentação saudável, leiam com atenção e escolham produtos que nos proporcionam qualidade de vida.
Bom demaisss!!!
Muito bom!!!!!!
Simplesmente o melhor, não tem pra ninguém. Deixa no chinelo qualquer outro. Fui claro?
Continue o bom trabalho Klaus, e abra essa sorveteria que Brasilia precisa de produtos assim.
Existe realmente muita coisa que o povo desconhece, uma delas é justamente essa delicia gelada.
Passei muito tempo da minha infância ouvindo alguns desses mitos e outros mais absurdos. Hoje eu agradeço por ter estudado o suficiente para não cair nessas pegadinhas de criança.
Ao que se refere a produtos naturais só tenho algumas palavras: Vá atras deles! Não existe nada melhor do que consumir esses produtos e até são bem mais gostosos, bem melhores do que certos lugares que parecia que eu estava comendo papelão(true story).
Continue com o bom trabalho de informar o povo Bom Senhor!
Postar um comentário