28 de novembro de 2014

Novos testes de sabor


É sempre assim, basta chover que eu começo a criar sabores novos. Quase como se criatividade precisasse de água pra crescer. E assim eu farei dois novos sabores hoje e se ficarem bons como eu espero, serão adotados.






O primeiro é um clássico doce brasileiro, o cuscuz de tapioca, acompanhado de coco e leite condensado. Quem nunca foi pra praia e comprou no calçadão, ou até mesmo na orla, um pedaço de cuscuz fresquinho e cheiroso?




O próximo sabor é um clássico dos clássicos. Geralmente encontrado no período do Natal, é um doce tipico da cidade de Milão na Itália. O super famoso pão doce do Antonio, "il pan del Toni".
Não conhece? Então vou deixar uma dica.

Para os que estão acostumados com a versão industrializada, saibam que não foi sempre assim. Antonio foi um ajudante de cozinha que trabalhou para um Chef a serviço de Ludovico o Mouro na Milão do século XV. O chef de Antonio tinha feito um doce assado para um almoço de Natal para o Duque, mas o doce acabou assando demais no forno e ficou um pouco queimado nas bordas. Não dava para apresentar algo assim para um nobre, e aproveitando os restos não queimados, adicionando mel e fruta cristalizada, leite e ovos, o Pão doce do Antonio conquistou os comensais.
Desde então a receita passou por varias transformações e adaptações, mas em Milão ainda existem artesãos que o fazem da forma tradicional (assim como eu o faço).
Inspirado nisso eu resolvi criar o picolé de Panettone. Espero que fique bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário