13 de outubro de 2012

Diet e light

Vamos esclarecer uma coisa: o que é de fato diet e o que é de fato light. Crenças à parte, o que ouviram falar ou não, a diferença é bem clara, embora 90% das pessoas não a conheçam.

Alimento diet, ou dietético é o nome dado a qualquer alimento produzido industrialmente que apresenta ausência de um ou mais determinados nutrientes (carboidratos, açúcar, sal, lactose, gordura). É utilizado por pessoas que apresentam algum distúrbio de metabolismo ou físico como por exemplo a hipertensão e/ou o diabetes.
São criados para indivíduos que devem seguir uma dieta baseada na restrição de um determinado nutriente (carboidrato, gordura, proteínas e sódio), ou seja, algum distúrbio de saúde.
Logo, não existe nenhuma vantagem em consumir produtos diet com a ilusão de estar consumindo algo que "vai engordar menos", pois na grande e esmagadora maioria das vezes, o alimento diet é muito mais calórico do que o alimento normal.
Estes alimentos que "fingem engordar menos, mas que na realidade engordam mais" geralmente são chocolates, que não contém açúcar em sua formulação, mas são cheios de gorduras. Logo... muito, mas muito mais calóricos. ( açúcar 4 kcal por grama, e gordura tem 9 kcal por grama)

O light por sua vez é suficiente ter níveis reduzidos de componentes, no mínimo menos 25% de açúcares, gordura saturada, gorduras totais, colesterol ou sódio. Ou seja, não necessariamente inerente ao teor calórico, pois por exemplo sódio não contem calorias.

Sacou a diferença?

Agora um esclarecimento para os apreciadores do FruttaMesmo.

O picolé natural FruttaMesmo pode ser enquadrado em ambas as categorias.

Pode ser DIET porque não contem gordura e não tem lactose (os de fruta, pois o de chocolate tem obviamente leite e a gordura natural do cacau). O fato de ter a ausência de um ou mais elementos típicos, faz deste picolé um produto diet. Ele tem sim, menos calorias por não ter gordura, mas o fato de ser diet não necessariamente tem algo a ver com calorias.

Pode ser LIGHT porque contém menos açúcar que a media de produtos do mesmo tipo. Atenção diabéticos! Ter menos açúcar, significa que contem uma quantidade menor, e não a ausência. Logo, vocês podem sim consumir o produto, é só prestar atenção nos indicadores de glicemia, e se planejar com seus gastos em açúcar. O consumo de farinha de maracujá pouco antes do consumo do picolé, também ajuda a reduzir o nível de açúcar no sangue. Mas muita atenção, procurem seu medico para obter orientação profissional.

PS: informação extra para o consumidor habitual de produtos industrializados que se enquadram na categoria diet - leia a etiqueta e pesquise os efeitos dos ingredientes sobre o corpo. Entenderá que, a grande maioria dos produtos que se dizem "gosto igual ao açúcar", ou "tão gostoso quanto o açúcar", provocam efeitos devastadores nos rins e figado. Então? Vale a pena ficar no industrial, e consumir em grandes quantidades, ou será que passar para o natural, mesmo em pequenas quantidades, mas com qualidade, vale mais a pena?

Nenhum comentário:

Postar um comentário