31 de março de 2012

Casos de Sucesso: Frutta Mesmo – Que delícia!


"Matéria publicada no site da Finamac no dia 30/03/2012"

Este mês o caso de sucesso da Finamac é sobre a Sorveteria Frutta Mesmo, cujo proprietário, Sr. Klaus Henrique de Oliveira, no ramo de sorvetes desde 1999, quando trabalhou durante dois anos em sorveterias na Itália e Alemanha, apaixonou-se por esse alimento. Resolveu produzir seu próprio sorvete, pois não estava satisfeito com a qualidade dos produtos que encontrava no mercado brasileiro. Queria algo diferente, saudável, e principalmente com qualidade e bom preço. Afinal, segundo suas próprias palavras, “criticar sem fazer melhor não vale”.

Para ele, a vantagem de produzir seu próprio sorvete é poder controlar todos os passos da produção e considera o sorvete um produto fantástico, pois pode sempre inventar algo que não existe no mercado, propondo novas opções aos clientes. O seu diferencial é usar somente fruta fresca, com uma produção voluntariamente pequena, mas frequente. Seus fornecedores são de total confiabilidade, que garantem preços constantes e produto sempre disponível.

Não encontrou nenhuma dificuldade na implantação do projeto em relação ao mercado de sorvete, ao contrário, foi muito bem aceito.  As únicas pedras no caminho foram as informações confusas que a burocracia produz, o que atrasou o processo de legalização da empresa.

O retorno que tem obtido ainda é pequeno, pois está no início de sua produção, porém paga todas suas contas e tem a satisfação de saber que está oferecendo um produto de qualidade. E mesmo assim está sempre tentando melhorar. A equipe da Finamac Arpifrio, desde seu primeiro contato, tem sempre ajudado e aconselhado nas suas necessidades de produção de um melhor picolé.

A princípio resolveu colocar o produto no mercado com um preço mais baixo, para a divulgação entre os clientes. Hoje faz promoções e facilita entregas, pois assim está sempre ganhando. A publicidade é fundamental para não perder para a concorrência, pois o cliente precisa ser informado da qualidade e das características do que está comprando. Sr. Klaus está sempre na linha de frente, junto a seus vendedores, questionando sua clientela de forma direta, além de pedir sugestões que já o ajudaram a criar novos sabores.

Pretende, no próximo ano, ampliar seu negócio dispondo de mais pontos de venda, inclusive quiosques. Acredita que o mercado de sorvete ainda tem muito a crescer, porém ainda há muita confusão na escolha dos produtos que satisfaçam ao cliente, por desconhecimento de termos como: diet, light, natural, artificial e outros mais.

Baseado em sua experiência, os fatores determinantes para o sucesso de um empreendimento no setor sorveteiro são: em primeiro lugar a paciência, não esperando reverter todos os gastos em lucro no primeiro verão; em segundo lugar mais paciência, não pensando em entrar no ramo simplesmente por que é lucrativo; e em terceiro, um mix de itens: qualidade, coerência, educação, vontade, determinação, entre outros. 


Matéria original no site da Finamac Clique Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário